Festa de Nossa Senhora do Rosário 2013

A festa a Nossa Senhora do Rosário foi instituída em 1572, pelo Papa Pio V, sob o nome de Nossa Senhora da Vitória, para comemorar a vitória na batalha de Lepanto. Esta vitória foi atribuída a Nossa Senhora por ter sido feita uma procissão do rosário naquele dia na Praça de São Pedro, em Roma, para o sucesso da missão da Liga Santa contra os Império Otomano. Em 1573, o Papa Gregório XIII mudou o título da comemoração para “Festa do Santo Rosário”. Após as reformas do Concílio Vaticano II, a festa passou a se chamar Nossa Senhora do Rosário e a ser comemorada no dia 07 de outubro, dia em que ocorreu a batalha de Lepanto.

A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário da Várzea se alegrou com toda a igreja para homenagear a sua padroeira. A festa contou com celebrações eucarísticas presidida por padres convidados, Novena, as tradicionais procissões, apresentações artístico-religiosas e quermesse. O encerramento da festa ocorreu nesta segunda-feira (07), com uma procissão motorizada, sendo acompanhada pelos padroeiros de cada capela da paróquia. A celebração da Santa Missa foi presidida pelo Pe. Tarcísio Paiva, SCJ, que em seu sermão resaltou as virtudes de Maria: a humildade e a disposição ao servirço. No evangelho de Lucas, Maria ao saber  da gravidez de sua prima Isabel, não hesita em ir servi-la, mesmo sendo a escolhida para ser a mãe do Salvador. O Padre convidou a comunidade a seguir o exemplo de Nossa Senhora em sua obediência, em sua solicitude e em ter intimidade com Deus através da oração. Seguindo o modelo de Nossa Mãe estaremos com a nossa fé fortalecida em Jesus Cristo e preparados para a missão de evangelizar.